-
Arquitetos: Adarq - André David, Arquitecto
- Área: 372 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Allsfor, CIFIAL, Cortizo, JNF, JUNG, KERLITE, Margres, Ofa, Siemens
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa GD está localizada numa zona urbana de Torres Novas, num terreno com uma area com cerca de 21 640.00m2 sendo a sua área de construção de 372.00 m2. É construída a partir de um volume puro, com geometria clara e depurada, onde os gestos e aberturas nas fachadas revelam a permeabilidade visual e a relação interior/exterior através de grandes vãos. Os vãos resultam assim da ausência abstracta de continuidade/descontinuidade da fachada, criando uma casa com uma identidade única e puramente abstracta, que permite contemplar o Castelo, a cidade de Torres Novas, e a Serra de Aire.
O volume que se eleva a nascente revela a entrada da casa. Adentrando-se no espaço de habitar, o átrio de distribuição permite um prolongamento visual enquadrado com o Castelo de Torres Novas. O patio, element gerador da casa, medeia o espaço social do espaço privado e os patios orientados a nascente, permitem garantir privacidade e franca iluminação e ventilação natural para espaços como Cozinha e Instalações Sanitárias. O programa inclui dois tipos de espaços com características diferentes. Os espaços sociais que são organizados espacialmente pela sala comum que estabelece um perfeito enquadramento com a paisagem, a cozinha que dialoga com a sala e com o patio e os espaços privados como quartos, suite e escritório. Assim, neste projecto estabelece-se uma relação íntima entre dois níveis de espaços mediados por um pátio que enquadra o Castelo de Torres Novas e a Paisagem.
Integra-se uma habitação contemporânea em contexto urbano com estreito respeito pela paisagem e context que permite criar um harmonioso diálogo entre construído e natureza.